Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO FAZ UM BALANÇO DO TRABALHO REALIZADO EM 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO FAZ UM BALANÇO DO TRABALHO REALIZADO EM 2017

por Câmara Municipal publicado 22/12/2017 17h24, última modificação 22/12/2017 17h24

Um dos maiores desafios do Poder Legislativo é levar as demandas da população a Prefeitura e fazer com que a comunidade seja atendida, sempre observando a atribuição do vereador.

Os vereadores têm quatro funções principais:

• Elaborar as leis que são de competência do município, discutir e votar os projetos que serão transformados em leis;
  • Fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, observar o orçamento;
  • Apoiar e discutir as políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual;
  • Apreciar a prestação de contas públicas dos prefeitos e o parecer delas emitido pelo TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) e apurar eventuais infrações político administrativas.

Em 2017 a Casa Legislativa apreciou 100 (cem) Projetos de Leis Ordinárias ou Complementares e 9 (nove) Projetos de Resolução em 42 (quarenta e duas) reuniões plenárias e inúmeras reuniões de estudos. Desse total cerca de 85 (oitenta e cinco) leis foram sancionadas e 8 Resoluções promulgadas. Destaque vai para a Lei Orgânica que foi atualizada e seu novo texto passou a vigorar desde setembro do corrente ano.

Os parlamentares também levaram as reivindicações da população ao conhecimento das Secretarias Municipais e do Prefeito. Foram 256 (duzentos e cinqüenta e seis) Pedidos de Providências e 78 Indicações. Esses 334 (trezentos e trinta e quatro) documentos formalizaram as demandas da comunidade. Dentre os variados pedidos apresentados pelos vereadores muitos foram direcionados a Secretaria de Obras e grande parte já foram atendidos. Abaixo quadro que mostra o trabalho efetivo desenvolvido entre Câmara e Prefeitura Municipal:

Rede Pluvial/ Terraplangem/ Pavimentação Asfáltica

Rua João Funchal – Bairro Boa Esperança

Rua Tupã/ Rua Elizeu Francino – Bairro Boa Esperança

Rua Sebastião Leopoldino de Sousa- Bairro São Vicente

Avenida Prefeito Erotides Batista

Rua Antônio de Melo- Bairro São Lucas

Terraplanagem/ Pavimentação Asfáltica

Rua Vitoria Regia – Bairro Boa Esperança

Avenida das Rosa – Bairro Jardim das Flores

Rua das Palmas – Bairro Jardim das Flores

Estrada para Abaeté dos Venâncios

Rede Pluvial

Rua Carijós – Bairro Santa Terezinha

Rua Osmar Fidelis

Galeria Pluvial

Avenida Hemenegildo José de Oliveira – Guarda dos Ferreiros

Contenção e Água

Avenida 30 de setembro

Revitalização de Estradas

Diversos trechos de estradas rurais que cortam o município de São Gotardo foram revitalizadas

Construção de calçadas

Cemitério Municipal

Balneário

Escola Municial Iracy José Ferreira

Rua Olímpio Gonçalves de Resende

Revitalização de Pontes

Avenida Nossa Senhora da Abadia – Bairro Alto Bela Vista

Rua José Marinho – Bairro Alto Bela Vista

Sinalização

Rotatória em frente a rodoviária

Pintura de sinalização viária em Bairros do Município e Centro (pintura de quebra-mola, pare, faixa de pedestre)

Redutor de Velocidade

Praça Ciro Franco

Rua Pedro Bouglex – Frente ao Batalhão de Polícia Militar

Outro serviço de extrema importância que a Câmara Municipal presta é a busca por recursos financeiros fora de São Gotardo, que chegam através de emendas parlamentares conseguidas através de Deputados Estaduais e Federais. Esses investimentos possibilitaram, por exemplo, pavimentação de ruas em Guarda dos Ferreiros e aquisição de novos equipamentos para o Hospital Municipal.

A parceria entre Prefeitura e Câmara também possibilitou a implantação do Sistema de Monitoramento Olho Vivo e da Casa de Apoio ao Câncer em Barretos.

Um marco da Câmara Municipal em 2017 foi o trabalho realizado, em conjunto com a Prefeitura, e que possibilitou a retomada das obras do Hospital Regional. Mais de R$ 1.200.000,00 (hum milhão e duzentos mil reais) já foram disponibilizados ao Município de São Gotardo.

Um trabalho sério e comprometido com os interesses da comunidade foi a principal motivação dos parlamentares que buscaram dar transparência as suas atividades de maneira ética e moderna.